Sinopse
O espaço de reportagem da Renascença. Segunda depois das 13h.
Episódios
-
“Há cada vez mais nomes estrangeiros”. Imigrantes são quase um quarto dos funerais solitários em Lisboa
16/10/2025 Duração: 13minNos cemitérios de Lisboa, caixões que nunca se abrem descem à terra acompanhados apenas por voluntários. No espaço de um ano, 171 pessoas foram sepultadas sem familiares ou amigos na capital — e cerca de uma em cada quatro tinha nome estrangeiro. Mas a solidão não se escreve apenas nas campas: todos os anos, a PSP encontra perto de 250 pessoas mortas sozinhas em casa, e em 2025 a tendência é já de ligeiro aumento.
-
"O alvo aqui está parado, mas na rua pode não estar”. Como funciona a formação de tiro dos polícias?
14/10/2025 Duração: 11minAprendem a privilegiar os membros inferiores e sabem que qualquer erro pode ser fatal. Na Escola Prática de Polícia, ensina-se a importância da “postura, posição corporal e controlo da respiração" antes de disparar. Sindicato considera formação atual curta e pouco adaptada às exigências do terreno.
-
"Aqui temos carinho, amor e dão-nos qualidade de vida": um dia nos Cuidados Paliativos do Santa Maria
08/10/2025 Duração: 18minEquipa Intra-hospitalar de Cuidados Paliativos de Santa Maria foi das primeiras a ser criada, em 2007. Dezoito anos depois mantém alguns dos elementos fundadores, mas o aumento da procura exige mais profissionais e mais equipas. A Renascença ouviu médicos, enfermeiros, auxiliares, doentes e famílias, sem esquecer o assistente religioso, que faz parte da equipa. Testemunhos na primeira pessoa sobre a importância de um serviço diferenciado, sobre o qual ainda há tabus e carece de investimento.
-
“Quando sentimos dor, temos de continuar”. Caminhos de Santiago batem recordes e podem vir a ser Património da UNESCO
15/09/2025 Duração: 12minSão mais de 240 quilómetros, ou mais de 315 mil passos, entre o Porto e Santiago de Compostela, na Galiza. Da Sé até à Catedral, mais de 75 mil peregrinos já fizeram, este ano, o Caminho Português Central. O número dos que cumprem os itinerários jacobeus deve voltar a subir em 2025. Portugal está “a trabalhar para conseguir começar a poder fazer a candidatura” dos percursos nacionais a Património Imaterial da UNESCO.
-
Abraços, sorrisos e acolhimento. Fátima proporciona férias para pessoas com deficiência e cuidadores
22/07/2025 Duração: 08minReportagem de Henrique Cunha
-
A dor também mora ao lado. As outras vítimas da violência doméstica
04/06/2025 Duração: 13minMaria e Francisco viram as mães serem espancadas pelos pais, Caetana foi agredida anos a fio pelo irmão. Os três foram vítimas de violência doméstica, desde bem cedo. Isso arrastou-os para um poço fundo - de solidão, más notas na escola, medo de andar na rua. Hoje, lutam contra o trauma e tentam uma vida em liberdade.
-
Autismo “não é um tabu”. A lição de Dinis, o mini-biólogo
20/05/2025 Duração: 13minCom 12 anos e milhares de seguidores, Dinis partilhou o seu diagnóstico de autismo nas redes sociais para ensinar e combater estigmas sobre o espectro. O número de casos tem vindo a aumentar a cada ano. Trata-se de sobrediagnóstico ou de uma maior consciencialização para os sinais?
-
Ouça aqui a Reportagem Renascença de Liliana Carona, "Onde estão as pessoas?". Foto: Liliana Carona/RR
28/04/2025 Duração: 17minNão há números estatísticos sobre as aldeias com zero habitantes. Mas o fenómeno de ‘desruralização’ verifica-se em centenas de lugares por todo o país e é uma realidade que não sendo novidade, se tem vindo a agravar. Restam as emoções que continuam a fazer com que aldeias como o Fontão, no concelho de Seia, recebam diariamente visitas. De quem? E porquê? E onde é que estão as pessoas?
-
“Paliativos não são a arte de dar a mãozinha, são ciência.” Metade dos pacientes referenciados morre antes de chegar lá
14/04/2025 Duração: 12minA vontade da maioria dos doentes é morrer em casa, mas Portugal é um dos países onde isso menos acontece. Faltam apoios aos familiares e a rede de cuidados paliativos continua a não dar resposta. Reportagem numa IPSS de Braga onde chegam pacientes "de Trás-os-Montes e da zona centro do país”.
-
Força liderada por Portugal é "seguro de vida" para todos os cenários, incluindo a Ucrânia
08/04/2025 Duração: 12minPela primeira vez, Portugal lidera uma força multinacional que estará pronta para qualquer terreno, "da paz à guerra total", já a partir de julho. Conta com 1.500 militares para atuar em situações de crise, manutenção de paz ou estabilização e pode mesmo vir a pisar solo ucraniano. Reportagem com a brigada mecanizada do Exército que ultima os treinos em Santa Margarida.
-
Enerhodar: ocupação e fuga da cidade mais nuclear da Ucrânia
02/04/2025 Duração: 12minTrês anos depois da guerra, subsistem 10 mil habitantes na cidade satélite da central nuclear de Zaporizhzhia, a maior da Europa. Atualmente ocupada pelos russos, estes são alguns dos relatos de moradores deslocados de Enerhodar, onde se situa a central ucraniana disputada por Kiev e Moscovo.
-
Os miúdos não estão OK. Reportagem de Ana Kotowicz
25/03/2025 Duração: 14minRita, Filipe e Gustavo não se conhecem, mas têm em comum terem sido vítimas de violência na escola. Os números oficiais dizem-nos que a delinquência juvenil está a crescer, enquanto pais e escolas trocam culpas sobre o assunto. Crescer numa família estável, ou até frequentar uma escola privilegiada, já não protege ninguém de se tornar agressor, vítima ou testemunha. A violência sem filtro está nos telemóveis, a companhia que mais preenche o dia dos adolescentes. Demasiadas vezes sem censura.
-
Gabi não se pode mover, mas sonha ir à Argentina. Reportagem na única casa com cuidados paliativos para crianças
24/03/2025 Duração: 17minA Casa do Kastelo é a única instituição no país com atendimento pediátrico especializado para doenças incuráveis. Acolhe, atualmente, 15 crianças, que chegam de todo o país. Em Portugal, só uma em cada 10 crianças tem acesso a cuidados paliativos.
-
Almaraz no centro da encruzilhada nuclear
18/03/2025 Duração: 14minEspanha possui cinco centrais nucleares (uma sexta, a de Garoña, foi entretanto desativada) que são responsáveis pela produção de 20% da eletricidade consumida no país, que o governo de Madrid quer encerrar a partir de 2027 e até 2035. Em Almaraz, onde existe uma central nuclear refrigerada pelas águas do Rio Tejo, empresários, autarcas e populações locais contestam o encerramento, alegando perda de postos de trabalho e aumento do despovoamento.
-
Cinco anos depois da Covid, há marcas que perduram na saúde mental, no ensino e no mundo do trabalho
12/03/2025 Duração: 15minPaula ainda não fez o luto do sogro, cinco anos depois de a Covid-19 ter sido declarada como pandemia. Raquel, Simão e Carla despediram-se para mudar de vida.No ensino, há aprendizagens que se perderam, mas não há estudos para saber se foram recuperadas. "Só daqui por 20 anos é que as pessoas vão falar mais facilmente disto", acredita o psicólogo Rui Devesa Ramos.
-
"Quando voltar não faz sentido". Filhos da Ucrânia, refugiados em Portugal
26/02/2025 Duração: 11minPensam todos os dias na família e nos amigos que lá deixaram, mas regressar a uma Ucrânia destruída seria como andar para trás. Têm mensagens para deixar a Putin, Zelensky e Trump. A Portugal, só apontam pontos positivos. Bem-vindos ao mundo reconstruído de Petrusya, Anna, Tatyana e Ilya.
-
Há estafetas a circular com a identidade de outros. Como funciona o aluguer ilegal de contas?
19/02/2025 Duração: 15minHá quem alugue a conta à semana, em troca de dinheiro, sobretudo a quem não tem documentação para trabalhar nas plataformas. A Renascença esteve meses infiltrada em vários grupos para perceber como se fazem estes negócios. Especialista fala em crime de “burla informática”. Autoridades não revelam número de infrações e plataformas limitam-se a assegurar que a "segurança" é uma "prioridade".
-
Gabi não se pode mover, mas sonha ir à Argentina. Reportagem na única casa com cuidados paliativos para crianças
16/02/2025 Duração: 15minA Casa do Kastelo é a única instituição no país com atendimento pediátrico especializado para doenças incuráveis. Acolhe, atualmente, 15 crianças, que chegam de todo o país. Em Portugal, só uma em cada 10 crianças tem acesso a cuidados paliativos.
-
"Voltar? Jamais. Amo Viseu!" Vieram do Brasil e criaram as suas empresas em menos de um ano
11/02/2025 Duração: 15minSem ajudas do Estado, mulheres brasileiras chegam a Viseu e em menos de um ano tornam-se empresárias na área da estética. Para trás ficam licenciaturas, mestrados e um país onde dizem reinar a insegurança. Dados oficiais do Alto Comissariado para as Migrações indicam que 65% dos novos negócios em Portugal foram criados por cidadãos brasileiros — sobretudo mulheres.
-
"Se ontem não morri, hoje morro de certeza." Reportagem nas Canárias, onde começam a faltar lugares para enterrar migrantes
21/10/2024 Duração: 20minChegam impregnados de combustível, desidratados, em hipotermia. De janeiro a outubro, alcançaram as ilhas Canárias mais de 32.800 migrantes. Quase 40% entraram pela pequena ilha de El Hierro. As autoridades locais exigem mais solidariedade do governo espanhol e da União Europeia, sobretudo no acolhimento dos menores não acompanhados.