Sinopse
O espaço de reportagem da Renascença. Segunda depois das 13h.
Episódios
-
Há 89 anos, Porto de Mós perdeu 36 crianças em instantes. "Tenho dias em que me dá a ideia de que ainda lá estou"
08/12/2025 Duração: 08minA 8 de dezembro de 1936, o piso de uma escola de Porto de Mós ruiu durante uma cerimónia religiosa. Morreram 44 pessoas, 36 crianças e oito adultos, sendo que 20 menores ficaram órfãos. Quase 90 anos depois, a tragédia ainda vive na memória coletiva e no testemunho raro de Clementina, uma das sobreviventes.
-
“As crianças não têm preconceitos, mas são ensinadas a ter.” O dia a dia numa escola com 46 nacionalidades
02/12/2025 Duração: 14minNo liceu mais antigo de Lisboa, onde as paredes guardam memórias de séculos, ouvem-se hoje vozes vindas de dezenas de geografias. Com 40% de alunos estrangeiros, os corredores enchem-se de diversidade, mas não são imunes ao contexto social. “Alguns miúdos sentem-se excluídos, ouvem insultos e muitas vezes não sabem onde falar sobre isso”, alertam os mediadores culturais.
-
A ferida que custa a sarar. Úlceras de pressão são uma “epidemia escondida”
24/11/2025 Duração: 12minEm Portugal, milhares de doentes vivem com úlceras de pressão — uma condição silenciosa, dolorosa e cara, que continua escondida nos lares e hospitais. Acompanhada diariamente pela filha e por enfermeiros ao domicílio, Esperança sente na pele a falta de apoio e as consequências dos tratamentos tardios.
-
Estas casas não são para velhos
19/11/2025 Duração: 17minHá cada vez mais idosos a viverem em quartos arrendados. Para uns, é uma realidade desde sempre, noutros a vida virou-se do avesso com a inflação. O dinheiro falta para quase tudo - e, em certos meses, até têm de escolher entre a renda da casa, o supermercado ou a farmácia. Eis o retrato de um país que só dá sinais de continuar a envelhecer.
-
Trabalhar sem salário na Base das Lajes
12/11/2025 Duração: 10minFuncionários portugueses da Base das Lajes vivem sem salário há mais de um mês. Governo Regional critica passividade de Lisboa.
-
Tiveram "muita sorte". O AVC fez Joana abrandar. Fernando quer acabar com os "maus vícios"
27/10/2025 Duração: 14minEla tem 43, ele tem 63. Os dois sofreram um Acidente Vascular Cerebral há quatro meses. A paragem forçada e inesperada obrigou Joana e Fernando a olhar para a vida de uma maneira completamente diferente. O problema atinge cada vez mais pessoas em idade ativa e continua a ser a principal causa de morte e de incapacidade em Portugal. Estima-se que haja 25 mil novos casos de AVC todos os anos. Um em cada três doentes não sobrevive. E quem fica para contar a história, nem sempre encontra respostas de reabilitação à medida das necessidades. Amanhã assinala-se o Dia Mundial do AVC.
-
Franciscanos abrem quartos para arrendar a professores em Lisboa
20/10/2025 Duração: 07minEstão disponíveis no Seminário da Luz. Preços são abaixo do nível de mercado e estão também disponíveis para estudantes de Doutoramento. "Não podemos ficar instalados comodamente nos nossos Conventos", afirma Frei Daniel Teixeira - o guardião da casa.
-
“Há cada vez mais nomes estrangeiros”. Imigrantes são quase um quarto dos funerais solitários em Lisboa
16/10/2025 Duração: 13minNos cemitérios de Lisboa, caixões que nunca se abrem descem à terra acompanhados apenas por voluntários. No espaço de um ano, 171 pessoas foram sepultadas sem familiares ou amigos na capital — e cerca de uma em cada quatro tinha nome estrangeiro. Mas a solidão não se escreve apenas nas campas: todos os anos, a PSP encontra perto de 250 pessoas mortas sozinhas em casa, e em 2025 a tendência é já de ligeiro aumento.
-
"O alvo aqui está parado, mas na rua pode não estar”. Como funciona a formação de tiro dos polícias?
14/10/2025 Duração: 11minAprendem a privilegiar os membros inferiores e sabem que qualquer erro pode ser fatal. Na Escola Prática de Polícia, ensina-se a importância da “postura, posição corporal e controlo da respiração" antes de disparar. Sindicato considera formação atual curta e pouco adaptada às exigências do terreno.
-
"Aqui temos carinho, amor e dão-nos qualidade de vida": um dia nos Cuidados Paliativos do Santa Maria
08/10/2025 Duração: 18minEquipa Intra-hospitalar de Cuidados Paliativos de Santa Maria foi das primeiras a ser criada, em 2007. Dezoito anos depois mantém alguns dos elementos fundadores, mas o aumento da procura exige mais profissionais e mais equipas. A Renascença ouviu médicos, enfermeiros, auxiliares, doentes e famílias, sem esquecer o assistente religioso, que faz parte da equipa. Testemunhos na primeira pessoa sobre a importância de um serviço diferenciado, sobre o qual ainda há tabus e carece de investimento.
-
“Quando sentimos dor, temos de continuar”. Caminhos de Santiago batem recordes e podem vir a ser Património da UNESCO
15/09/2025 Duração: 12minSão mais de 240 quilómetros, ou mais de 315 mil passos, entre o Porto e Santiago de Compostela, na Galiza. Da Sé até à Catedral, mais de 75 mil peregrinos já fizeram, este ano, o Caminho Português Central. O número dos que cumprem os itinerários jacobeus deve voltar a subir em 2025. Portugal está “a trabalhar para conseguir começar a poder fazer a candidatura” dos percursos nacionais a Património Imaterial da UNESCO.
-
Abraços, sorrisos e acolhimento. Fátima proporciona férias para pessoas com deficiência e cuidadores
22/07/2025 Duração: 08minReportagem de Henrique Cunha
-
A dor também mora ao lado. As outras vítimas da violência doméstica
04/06/2025 Duração: 13minMaria e Francisco viram as mães serem espancadas pelos pais, Caetana foi agredida anos a fio pelo irmão. Os três foram vítimas de violência doméstica, desde bem cedo. Isso arrastou-os para um poço fundo - de solidão, más notas na escola, medo de andar na rua. Hoje, lutam contra o trauma e tentam uma vida em liberdade.
-
Autismo “não é um tabu”. A lição de Dinis, o mini-biólogo
20/05/2025 Duração: 13minCom 12 anos e milhares de seguidores, Dinis partilhou o seu diagnóstico de autismo nas redes sociais para ensinar e combater estigmas sobre o espectro. O número de casos tem vindo a aumentar a cada ano. Trata-se de sobrediagnóstico ou de uma maior consciencialização para os sinais?
-
Ouça aqui a Reportagem Renascença de Liliana Carona, "Onde estão as pessoas?". Foto: Liliana Carona/RR
28/04/2025 Duração: 17minNão há números estatísticos sobre as aldeias com zero habitantes. Mas o fenómeno de ‘desruralização’ verifica-se em centenas de lugares por todo o país e é uma realidade que não sendo novidade, se tem vindo a agravar. Restam as emoções que continuam a fazer com que aldeias como o Fontão, no concelho de Seia, recebam diariamente visitas. De quem? E porquê? E onde é que estão as pessoas?
-
“Paliativos não são a arte de dar a mãozinha, são ciência.” Metade dos pacientes referenciados morre antes de chegar lá
14/04/2025 Duração: 12minA vontade da maioria dos doentes é morrer em casa, mas Portugal é um dos países onde isso menos acontece. Faltam apoios aos familiares e a rede de cuidados paliativos continua a não dar resposta. Reportagem numa IPSS de Braga onde chegam pacientes "de Trás-os-Montes e da zona centro do país”.
-
Força liderada por Portugal é "seguro de vida" para todos os cenários, incluindo a Ucrânia
08/04/2025 Duração: 12minPela primeira vez, Portugal lidera uma força multinacional que estará pronta para qualquer terreno, "da paz à guerra total", já a partir de julho. Conta com 1.500 militares para atuar em situações de crise, manutenção de paz ou estabilização e pode mesmo vir a pisar solo ucraniano. Reportagem com a brigada mecanizada do Exército que ultima os treinos em Santa Margarida.
-
Enerhodar: ocupação e fuga da cidade mais nuclear da Ucrânia
02/04/2025 Duração: 12minTrês anos depois da guerra, subsistem 10 mil habitantes na cidade satélite da central nuclear de Zaporizhzhia, a maior da Europa. Atualmente ocupada pelos russos, estes são alguns dos relatos de moradores deslocados de Enerhodar, onde se situa a central ucraniana disputada por Kiev e Moscovo.
-
Os miúdos não estão OK. Reportagem de Ana Kotowicz
25/03/2025 Duração: 14minRita, Filipe e Gustavo não se conhecem, mas têm em comum terem sido vítimas de violência na escola. Os números oficiais dizem-nos que a delinquência juvenil está a crescer, enquanto pais e escolas trocam culpas sobre o assunto. Crescer numa família estável, ou até frequentar uma escola privilegiada, já não protege ninguém de se tornar agressor, vítima ou testemunha. A violência sem filtro está nos telemóveis, a companhia que mais preenche o dia dos adolescentes. Demasiadas vezes sem censura.
-
Gabi não se pode mover, mas sonha ir à Argentina. Reportagem na única casa com cuidados paliativos para crianças
24/03/2025 Duração: 17minA Casa do Kastelo é a única instituição no país com atendimento pediátrico especializado para doenças incuráveis. Acolhe, atualmente, 15 crianças, que chegam de todo o país. Em Portugal, só uma em cada 10 crianças tem acesso a cuidados paliativos.